Friday 20 June 2014



Portugal’s abusive and silence compliance culture: the NHS & Mental Health





In Portugal there’s a pervasive culture of punishing, scapegoating or, preferably “killing the messenger” (i.e the critical voices) in civil service.

Positions of all levels in civil service were for the most part acquired by personal and political favours. Hence: no merit, no true public service, none evaluation.

You need it? You get as it is and it’s a “take it or leave it” situation.

Public and patient’s empowerment are words lost for content and practice.

As far as mental health,  broadly considered,  is concerned we suggest you to have a look at the WHO - EU office's guidelines in


PS - More to follow soon.

Tuesday 17 June 2014



Os Loucos de Lisboa


São os loucos de Lisboa
Que nos fazem duvidar
Que a Terra gira ao contrário
E os rios nascem no mar
Ala dos Namorados 

Portugal - País da Miséria


A miséria social que se instalou  neste país, está muito para lá da canção doa Ala dos Namorados em que a pobreza tinha algo de poético. Agora  tem muitos rostos, muitas faces. Uma delas, simultâneamente pungente e repugnante é a dos vagabundos e loucos e pululam nas ruas das cidades e, em particular, em Lisboa. Esfomeados, embriagados, doentes, muito doentes, destroços humanos que esta sociedade, geridas por infrahumanos, gerou. 

São eles o verdadeiro rosto de quem nos governa.

Perderam tudo e, se nada se fizer, infectarão a sociedade e o poder que os baniu.  Um dia, em breve, uma arma  saltará do  bolso roto de um dos "loucos" disparará a matar no metro ou na carris, numa pastelaria ou esplanada. 

São filhos de quem estes abandonados, excluídos, dregredados para a miséria?

E quantos mais são a cada dia que passa quando se negam oportunidades a tanta gente de valor para preservar os privilégios de quem nos serve tão mal com tanta indignidade?